Em sessão solene ocorrida na noite desta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Itaquiraí homenageou seis pessoas que contribuem para a história do Município, são eles: Carlos Searas Muradás, Padre Kristoforus Muit, Adriano Maximino Paludo, Adroaldo Antonio Paludo, Lauri Francisco Paludo e Mauri Antonio Mazurek. A sessão solene foi conduzida pelo Presidente da casa, vereador Varley Fávaro-PSDB, contou com a presença de todos os vereadores, quórum completo.
O vereador presidente, Varley Fávaro, destacou que, essa é uma das solenidades mais importantes para a câmara. “Esse é o momento de retribuirmos aqueles que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do nosso município”, concluiu o vereador.
O Vereador Edilson Luiz Pereira-PR, discursou representando os colegas. Parabenizou o empresário Carlos Searas Muradás, ressaltando que ele é merecedor da homenagem, pelo trabalho social realizado junto à comunidade itaquiraiense. O vereador pediu ao Senhor Aguinaldo que representou o empresário Carlos Muradas, que transmitisse seus mais sinceros agradecimentos.
O vereador também parabenizou o Padre Kristo, recordou das lutas e dificuldades que os sacerdotes enfrentaram para fortalecimento da comunidade católica em Itaquiraí.
O Vereador Edilson parabenizou também os irmãos Paludo e o Sr. Mazurek, sócio proprietários da Empresa Bello Alimentos, que tanto contribui, com geração de empregos e renda e um destacado trabalho social, afirmou o vereador.
Os homenageados foram indicados pelo vereador, Antônio Francisco da Silva (Zuza)-DEM. As indicações foram aprovadas por unanimidade em plenário. “A concessão de cidadania é uma homenagem séria e de grande responsabilidade que a Câmara Municipal Itaquiraí realiza as pessoas que muito tem colaborado com o nosso município”, afirmou o proponente do Decreto, Zuza.
Após a entrega dos títulos, o pequeno Luhan Francisco Vieira Fernandes, foi convidado para entregar uma placa de reconhecimento e agradecimento o Sr. Caros Searas Muradás. No ato sendo representado pelo Sr. Aguinaldo Candido Rodrigo, pelo trabalho social relevante de apoio e colaboração com tratamento médico.
A honraria é um reconhecimento do Poder Legislativo de Itaquiraí a inestimáveis serviços prestados pelas personalidades ao município e que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
CIDADÃO HONORÁRIO
Um título de Cidadão Honorário é um título honorífico concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas não naturais de um município, mas que ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.