Uma parceria inédita da Câmara Municipal e da Escola Estadual Prof. José Juarez R. de Oliveira foi firmada na noite de segunda feira (28), horas antes da Sessão Ordinária da referida Casa de Leis.
O diretor adjunto da Unidade escolar, Carlos Marcelo Pupo, juntamente com a professora Kelly Cristina e o professor Carlos Martins, onde foram expor o projeto para apreciação de todos os vereadores para o ano letivo de 2020. O projeto em pauta foi a Câmara Mirim, Projeto este que é desenvolvido em outros municípios do Estado e de âmbito Nacional.
A proposta em discussão foi acolhida por todos os vereadores por unanimidade. A escola JJ é uma grande incentivadora de projetos inovadores que contemplem uma aprendizagem voltada ao protagonismo estudantil.
O projeto é voltado para alunos do Ensino Médio. O objetivo é dar a oportunidade de os jovens experienciarem o processo legislativo, participando de palestras e de reuniões para debater problemas da comunidade escolar e da cidade, e decidir sobre possíveis soluções.
O processo de escolha dos vereadores mirins é realizado pela Justiça Eleitoral (JE). Os estudantes participam de todas as etapas do processo eleitoral: recebem títulos de eleitor fictícios, filiam-se a partidos políticos, também fictícios, e participam de convenção partidária para a escolha do representante da sigla, além de elaborarem suas propostas e realizarem campanhas eleitorais na instituição de ensino. A JE também promove treinamento para os professores e diretores, assim como para os alunos que serão mesários no dia da eleição, quando os participantes votarão em urnas eletrônicas. Ao todo, serão eleitos 19 vereadores mirins.